sexta-feira, 1 de março de 2013

SEMANA ESPECIAL DA PÁSCOA - História de fantoches

Olá, pessoal.
A páscoa é exatamente daqui a um mês, no dia 31. Por isso, se você ainda está com alguma pendência na programação das crianças, é bom correr. Fazer tudo planejado sempre é o melhor caminho, e isso implica realizar projetos com antecedência.
Para ajudar você, durante a primeira semana desse mês vou postar idéias para a páscoa. Hoje vou começar com uma história para fantoches super bacana, enviada no ano passado por uma amiga do grupo de EBD do Yahoo, a Krys. Eu fiz algumas adaptações. O texto é baseado em Mateus 21.1-11.
Segue abaixo:
TEMA: O Jumentinho
PERSONAGENS:
- O jumento no qual Jesus estava montado quando realizou a entrada triunfal em Jerusalém, pouco antes da crucificação;
- A mãe do jumento;
- Dois ou três fantoches vestidos com roupas que caracterizem que são da época de Jesus.
CENÁRIO:
- Nas partes em que o jumento conversa com sua mãe, é um campo; quando ele entra na cidade, se for possível, mudar o cenário para o de casas e ruas, mas do tempo de Cristo.

ROTEIRO:
(O jumentinho entra cantando uma música infantil, saltitante e contente. Ele cavalga de um lado para o outro. Entra a mãe dele)
Mãe: Nossa, meu filho, mas que felicidade!
Jumentinho: Ora, mamãe, a senhora não viu? Hoje, mais cedo, quando eu e a senhora entramos na cidade de Jerusalém, a grande cidade de Jerusalém, eu fui aplaudido. A multidão gritava alegre, estendia seus mantos pelo chão... Todos estavam contentes com minha presença.
Mãe: Mas, meu filho, você não estava sozinho.
Jumentinho: Claro que não, mamãe. Eu estava levando Jesus, aquele senhor famoso.
Mãe: Filho, eu tive uma idéia. Que tal você voltar sozinho a Jerusalém?
Jumentinho: Sozinho?
Mãe: É, sozinho.
Jumentinho: Sem problema! Agora eu sou famoso em Jerusalém. Lá, todos me conhecem.
Mãe: Eu fico aguardando sua volta aqui.
(O Jumentinho sai para um lado, e a mãe para o outro. Muda o cenário de campo para a cidade. O Jumentinho entra novamente cantando. De vários lados do palco entram os moradores da cidade, que ao passarem pelo Jumentinho, dizem pra ele sair do meio, tacam pedra, enfim, maltratam o animal. Ele pára de cantar e sai correndo. Os moradores saem. Quando não houver mais ninguém, volta o cenário para o anterior, de campo. O Jumentinho entra triste e cabisbaixo, sem cantar. Em seguida sua mãe entra do outro lado).
Mãe (com ar de preocupação): Meu filho, o que houve?
Jumentinho (com voz triste): Estou triste, pois nada de bom aconteceu comigo. Nem palmas, nem mantos, nem honra... Só apanhei, fui xingado e maltratado. Eles não me reconheceram, mamãe... (Indignado) Porque isso aconteceu comigo? 
Mãe (com ar de sabedoria): - Meu filho querido, porque sem Jesus, você é só um jumento.
(Ambos saem).

Nenhum comentário: