sexta-feira, 31 de agosto de 2012

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Os sonhos de Rubenvaldo

Essa é uma historinha criada pela minha amiga Sandrinha. Para entrar em contato com ela, escreva para tiasandrinha@rocketmail.com. Abraços,

Tia Sara


Esse é o Rubenvaldo, uma criança doce e amável que tinha um grande sonho: o sonho de se tornar um artista... o sonho de ser reconhecido... Já tinha até nome de artista, sabiam? Rubens. E todos os dias ele procurava um talento... procurava mesmo... talvez esse talento estivesse tão bem escondido que nem ele conseguia achar...
Entrou na aula de canto, mas sua voz não era lá tão doce de ouvir não... Rubem não tinha afinação e sua voz saía mais como um sussurro – nem o microfone dava jeito... quase ninguém ouvia.. Entrou na aula de violão... só que os dedos dele não eram muito obedientes não e por mais que tentasse, por mais que ensaiasse, não ficava lá grandes coisas e além disso, Rubem não tinha a habilidade de conseguir acompanhar a música de ouvido... Quando a música mudava de tom então, era um desastre na certa...
Mas Rubenvaldo tentava, prosseguia em achar o seu talento... Tentou pintar... pintura era fácil e achava que seus rabiscos conquistaria a muitos... Triste realidade... Os seus rabiscos coloridos eram apenas rabiscos para as pessoas... elas normalmente não o consideravam os seus lindos rabiscos como uma grande obra de arte... Mas não desistiu não...
A cada tentativa frustrada, Rubem escrevia as suas impressões, os seus anseios, os seus medos... Foi quando ele esqueceu o seu caderninho de anotações na escola... Sua professora o encontrou e levou consigo para casa... Não havia nenhuma referência de seu privativo ou que se tratasse de um diário... Abriu e começou a ler... Ficou admirada com o tesouro que encontrara... Lindas histórias Rubenvaldo escrevia... Envolventes mesmo...
No outro dia, Rubem foi chamado na sala de professores... Ele imaginou que receberia uma advertência ou coisa parecida, mas quando lá chegou foi surpreendido com um caloroso aplauso, porque lá estava um verdadeiro artista, um artistas das letras, um alguém que mesmo no silêncio, passou a conquistar milhares de pessoas, com os seus escritos...
 
Criança, você, desde que nasceu, recebeu de Deus um talento lindo, de imensurável valor... esse talento está dentro de você e ninguém poderá rouba-lo... E hoje o Senhor te faz um pedido que use esse talento para a Glória do Senhor, que transforme esse talento em tantos outros... que contagie a todos ... que glorifique o nome do Senhor.
Venha também fazer parte desse exercito de Artistas de Deus. Mesmo que não os homens não percebam, o Senhor te vê e vai recompensar cada gesto seu, cada palavra, cada ação sua.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Idéia de lembrancinha para a história da casa na rocha


ATENÇÃO! Essa é uma lembrancinha para presentear a classe das crianças maiores, pois é feita com pote de vidro.


Você vai precisar de:
-1 pote de vidro
- 1 tampa de lata de nescau
-molde da casa
-Durepox
-1 pedra pequena
-Cola de silicone quente
- pedaço de eva
-pedaço de fita
-1 colher de chá de glíter
- Cartão com versículo
-Água

Para fixar a pedra no fundo do vaso você utilizará o durepox. (2 horas para secar)
Faça a casa na tampa do nescau utilizando o molde. Cole a casa na pedra com cola de silicone quente.

Após seco, coloque um pouco de água e jogue o glíter. Forre a tampa com eva ou tecido.
Por fim cole a tampa, utilizando cola quente, cole também a fita ao redor da tampa e pendure o versículo.
As crianças não esquecerão dessa história.

As crianças irão sacudir a água, que dá idéia da chuva que caiu sobre a casa.


terça-feira, 28 de agosto de 2012

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Inclusão com criatividade

A foto acima foi enviada para o grupo de EBD do Yahoo do qual eu participo. O envio foi da Valéria, do Rio de Janeiro. Achei incrível a idéia. Como eu nunca tinha pensado em algo assim antes? Imagina como deve ser divertido para uma criança portadora de necessidades especiais um brinquedo desses? Fica a dica!
Beijos,
Tia Sara

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Notícias da missionária Ires Correa


Queridos leitores, segue abaixo notícias da missionária Ires Correa, que atuava em Roraima até março deste ano, quando precisou de afastamento para tratamento de saúde. Agradeço àqueles que orarem por ela. Abraços,

Tia Sara

Notícias da Missionaria: Ires Correa

 “... Aqui esta o seu Deus! O Soberano, o Senhor, vem com seu poder!... Como pastor Ele cuida do seu rebanho, com o braço ajunta os cordeiros e os carrega no colo... O senhor o Deus eterno, o criador de toda a Terra. Ele não se cansa, nem fica exausto. Sua sabedoria e incomparável! Ele fortalece o cansado e dá vigor ao que esta sem forças. Ate os jovens se cansam e ficam exaustos e os mocos tropeçam e caem, mas os que esperam no Senhor renovam suas forças....”                  (Isaias 40:9, 10, 11, 26, 28, 29,3031).

Prezado(a) cooperador(a),                                                                                                                  

Agosto de 2012                                                                       

Enquanto meditava nas Palavras do Senhor, registradas pelo profeta Isaias, meu coração se alegrou em pensar o quanto nosso Deus todo poderoso, cuida de mim como o pastor cuida de seu rebanho e literalmente tem me carregado no colo tantas vezes. E promete que esperando Nele, minhas forcas serão renovadas independentes das circunstancias. Louvo ao Senhor por seu tão precioso amor e cuidado!
Desde o mês de março, tenho seguido a orientação dada pela direção da APEC para dedicar-me exclusivamente aos cuidados com minha saúde.  Durante esse período, alguns dias foram bem complicados. Mas graças a Deus agora me sinto bem melhor física e mentalmente.  
Após diversos exames e descartadas as possibilidades de aneurisma ou tumor no cérebro, constatou-se que sofri um "Burnout”- E o nome dado a uma forma muito grave de esgotamento mental e físico, que impede a pessoa de trabalhar, de conviver, de ter uma vida normal.
Na 1ª etapa do  tratamento estive com meus familiares em Manaus, cuidando especificamente do aspecto físico, pois estava muito debilitada. Nesta 2ª etapa, embora continue com as medicações que já estão sendo administradas, necessito de ajuda especifica e regular na área emocional e mental. Portanto, vim para São Paulo, onde posso ter melhor atendimento pelo plano de saúde e também mais possibilidades de profissionais nesta área. 
Continuo em tratamento e estou me recuperando pouco a pouco. Ainda necessito de muito descanso, até que esteja plenamente recuperada. De acordo com o parecer médico provavelmente precisarei de pelo menos um ano para, aos poucos, retornar às minhas responsabilidades.
Contar com a parceria de minha equipe de mantenedores, independente das circunstancias é mais uma das provas do amor e cuidado de Deus para comigo.  Muito Obrigada! Certamente o Senhor há de recompensar a todos que com liberalidade e fidelidade tem sido canal de benção em minha vida!
Aproveito para agradecer aos meus familiares e amigos que me hospedaram, cuidaram e ainda estão cuidando de mim com tanto carinho e dedicação.
E a todos que com palavras de incentivo e orações se fizeram presente nesse momento em minha vida!
Motivos para Orar:
  • Condições para continuidade do tratamento (recursos financeiros para compra de medicação e consultas que o plano de saúde não cobre).  
  • Pela direção do Senhor para discernir Sua vontade quanto ao meu futuro no ministério (Quando? Onde? e Como? poderei regressar a servir ao Senhor entre as Crianças).
  • Pelo Ministério em Boa Vista - RR. Que o Senhor da Seara, envie trabalhadores para sua Seara.

Na certeza de sempre contar com seu apoio e oração.
        Ires Corrêa de Souza
Sua missionaria entre as crianças

E-mail: irescorrea@hotmail.com - Fones(11)4415-2702/96192-4062- Ofertas:Bc.Bradesco Ag.1992 c/c 25668-4
APEC- Aliança Pro Evangelização das Crianças

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Não é dia das mães, mas...

...que tal você e sua filha - ou sobrinha, no meu caso, rs - se vestirem igualzinhas na cozinha? Fica a idéia. Bjs,

Tia Sara


sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Oficina de EVA Criativo amanhã!!!


O curso acima será na Rua Antônio João, 680 - Cordovil, Rio de Janeiro.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

domingo, 12 de agosto de 2012

A lição de Zaqueu com criatividade

Um dos desafios de dar aulas para professores de crianças é sempre levar coisas novas e criativas para eles. Ou melhor, para elas, porque só tenho alunAS. Na aula do Timi, que começou na última terça-feira, minha aula modelo era sobre Zaqueu. Nossa, encontrar uma novidade para levar a respeito de Zaqueu é difícil, porque a maioria das crianças conhece a lição de cor. Mas no ano passado, quando ainda estava dando aulas para crianças de 5 e 6 anos na EBD, levei algo diferente para essa lição, que as crianças amaram. Levei o próprio sicômoro em que Zaqueu subiu para a sala de aula, kkkkkkkkkkkk. Quer saber como fazer o seu? Então anote aí.
Para fazer a árvore, você vai precisar de uma escada. Eu usei uma média, de aproximadamente 1,20mt de altura, porque era a única que eu ia conseguir transportar no meu carro:
Escolhida a árvore, ou melhor, a escada, rs, providencie EVA marrom para ser o tronco e verde para ser a copa.
Com um palito de churrasco, marque onde o EVA deverá ser cortado de acordo com o modelo e o tamanho da escada.
À medida que for cortando o EVA, vá pregando na árvore com fita adesiva, e apare as sobras, caso haja.
A árvore, com tronco e copa, deve ficar assim:
A foto abaixo eu tirei no dia da aula do Timi, e a árvore já estava incrementada, com graminha e frutos pregados na copa, tudo com cola quente.
Você pode pregar a árvore na escada usando um fecho de velcro, pregado no verso da árvore, de forma que ela fique "amarrada" à escada. Como não consegui pregar o velcro direitinho, acabei usando fita adesiva, mesmo.
Use a árvore para você mesma ser Zaqueu durante a história. No final, depois do apelo, pergunte se as crianças querem subir na escada, fingindo serem Zaqueu, uma de cada vez, ao som de "Zaqueu, pequeno". Na minha sala essa atividade fez o maior sucesso. Só que no final eu já estava cansada, de tanto cantar a música, rs.
No dia da aula do Timi, aproveitei e dei a árvore para a aluna que chegou mais cedo, a Denise, que inclusive trabalha comigo na loja. Ela amou o presente.
Espero que a sua aula seja bastante criativa. Mil beijos,
Tia Sara

sábado, 11 de agosto de 2012

O Timi começou!!!

Começaram na última terça-feira, dia 7 de agosto, as aulas do Timi - Treinamento Informal para o Ministério Infantil, da Apec - Aliança Pró-Evangelização das Crianças - no campo de Roraima. Ao todo, doze alunas se inscreveram, membros de diversas igrejas evangélicas da capital, Boa Vista.
As aulas são ministradas na sala 5 do prédio de Educação Religiosa da Igreja Batista Regular Central de Boa Vista, que também nos ajuda cedendo uma sala para guardamos todo o material da missão. Sempre comento isso porque sem a ajuda da referida igreja nosso trabalho seria algo perto do impossível. Foi Deus quem mobilizou o coração dos irmãos nesse sentido, em especial do pastor Silva, presidente da igreja.
As aulas do Timi ocorrem das 19 às 21h. Os alunos têm um devocional no início, depois segue-se a aula metodológica, o intervalo, e em seguida a aula modelo.
Na aula inaugural, a Jane ministrou o devocional, orando com as alunas pelo campo. A Míriam deu a aula metodológica, explicando o que é a Apec, e a situação peculiar que enfrentamos em Roraima, de só termos voluntárias, ninguém em tempo integral.
Durante o intervalo, as alunas puderam conhecer o material produzido pela Apec, como lições, livros de cânticos, cânticos e versículos visualizados:
Enquanto isso, eu e a Míriam organizávamos a sala para a aula modelo.
O tema da aula modelo foi Zaqueu. Fiz uma árvore de EVA e fixei-a em uma escada de alumínio que levei de casa. A Adriane só se conformou quando tirou uma foto minha "na árvore", rs.
Depois, dei o exemplo de que você pode pedir que as crianças interpretem Zaqueu e subam na árvore também, como fez uma aluna e a Adriane (de camisa verde):

Ficamos muito felizes pelas doze alunas que tivemos nesse primeiro dia. Nossa torcida é que mais alunas venham, pois temos vaga para 30 pessoas. Continue orando por nós. Abraços,
Tia Sara

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Olha o que eu ganhei!



Olha que graça essa sacola que eu ganhei do representante da Karsten, empresa da qual comercializamos produtos na loja onde trabalho. Para uma professora de crianças, isso é um verdadeiro prêmio, rs. Já utilizei a bendita na primeira aula do Timi, na última terça-feira, dia 7 de agosto. Ok, pode morrer de inveja agora, rs. Bjs,
Tia Sara

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Projeto Cuba

A carta abaixo me foi enviada pela Cilena Cumming, missionária da Apec, que atua na área de educação em Mairiporã, onde é ministrado o ILMC - Instituto de Liderança para o Ministério entre as Crianças. Se você puder, ajude nessa obra:


Eu conheci o Ronelx Aguilar em 1999, quando fui à primeira vez a Cuba. Ele era um jovem professor, que tinha seu Clube de Boas Novas. Em 2002, quando retornei, ele foi meu aluno no curso de Instrutor para professores de ECEC1. Em 2004 ele veio ao Brasil participar do Instituto de Liderança da América Latina, voltando a Cuba e se tornando missionário da APEC. Algum tempo depois ele mudou-se para Las Tunas onde começou o trabalho da APEC. Em 2008 ele se casou com a Leidy e um ano depois chegou a linda menina Rhode Maria. Sempre tivemos contato durante esses anos os adotei como “meus filhos cubanos”.
Ano passado, voltei a Cuba, especialmente em Las Tunas, onde participei de um dos Acampamentos que ele realiza com as crianças.
Fiquei admirada que com tão poucos recursos ele tivesse desenvolvido um lindo trabalho entre professores e crianças. Muitas crianças são alcançadas e desejam ser missionários. Tudo lá é muito difícil! Deus tem feito milagres, pois ele tem um salário mensal cerca de $50.
Ao voltar de Cuba, senti no coração de dar um presente ao casal para encorajá-los a continuar firmes: trazê-los para participar do Congresso Nacional da APEC no Brasil. Comecei a orar e consegui patrocinadores para pagar o Congresso. Aleluia!
Agora, preciso de sua ajuda para completar esse projeto.
O que preciso:
(1) O visto que esta em processo tem o custo de R$ 300,00 cada. Ore por isto, desde junho temos trabalho para isto.
(2) Passagens de Havana para São Paulo – O custo é de R$ 2.000,00 com taxas de embarque. Esse é um grande desafio para mim só, mas com Deus e a sua ajuda isto será possível. Gostaria de comprar as passagens no começo de setembro. Qualquer ajuda será preciosa para mim. Conto mais uma vez com seu apoio e oração.

Será que você pode me ajudar nesse projeto?
Bradesco - Ag. 1611.0
C/ Poupança-1005044.8
(Avise-me ao depositar)
cilenacp@gmail.com
11 – 44834733
https://www.facebook.com/ronelx.aguilarvillavicencio

Agradecida,
Cilena




quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Notícias da Cilena


A missionária da Apec, Cilena Pimenta Cumming, foi minha professora no Instituto de Liderança em 2008 e enviou recentemente esta mensagem para meu e-mail, com notícias atualizadas do ministério dela. Leia abaixo:
Cilena treinando a equipe do Acampamento Boas Novas
Mairiporã, 03 agosto de 2012
Querido/a intercessor/a:
“A minha alma engrandece ao Senhor...” Durante o mês de julho, eu também repeti esse cântico para mim mesmo várias vezes.
Agradeço ao Pai pelas ricas oportunidades concedidas a mim durante o mês de julho. Pude ajudar na temporada de acampamento, primeiro na preparação da equipe, dando algumas aulas e orientações. Depois na semana das crianças, fazendo o programa missionário. Fo muito lindo ver aquelas crianças sendo desafiadas a orar e ofertar para missões. Uma mãe disse depois: “- Como foi bom trazer meus filhos aqui. Eles voltaram para casa cantando missionar é bem melhor que brincar...”. Também em algumas ocasiões pude ajudar lavando louça, fazendo pequenas compras. Participei no curso introdutivo na sede, dando a lição bíblica. Um bom grupo de pessoas aproveitando as férias para aprender como melhorar seu trabalho com as crianças. É sempre bom ver pessoas interessadas nesse ministério.
Tive a grande alegria de contar história numa tarde na EBF da igreja em Terra Preta. Foi tão bom ver aquelas crianças prestando atenção e aprendendo sobre o que o que Jesus fez para perdoar seus pecados.
Várias pessoas interessadas em vir para o próximo ILMC em 2013 têm escrito pedindo informações. Tenho trabalhado enviando as informações, respondendo dúvidas e encorajando aqueles que querem vir.
Alguns motivos para você orar por mim:
 Agradeça a Deus por essas ricas oportunidades no mês de julho
 Pelos preparativos do Congresso nacional da APEC em novembro, especialmente para que o casal de missionários de Cuba Ronelx e Leidy possam ter o visto e participar desse evento. Preciso de ajuda
para trazê-los
 Sabedoria para os preparativos para próximo ILMC. Que o Senhor nos abençoe com alunos comprometidos e uma boa equipe de apoio.
 Meu sustento pessoal. Dos cinco novos contribuintes que preciso consegui dois. Quem sabe você pode me adotar contribuindo com R$ 70,00 cada mês para meu sustento ficar completo?
Muito agradecida por seu fiel apoio orando e sustentando o meu ministério.
Sua participação é sempre importante.
Um grande abraço,
Cilena

Para entrar em contato com a missionária, envie mensagem para cilenacp@gmail.com; mande cartas para Caixa Postal 03, Mairiporã-São Paulo, CEP 07.600-000; ou entre em contato pelo telefone (11) 4483-4733. Para ofertar, mande recursos para o Banco Bradesco, agência 1611-0, conta corrente 5380-5.
Em Cristo,
Tia Sara

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Por favor, continue orando

Queridos leitores,
Infelizmente nessa última semana continuei recebendo notícias não muito boas de irmãs em Cristo muito queridas para mim, que estão doentes. Já pedi oração aqui por ambas, e continuo pedindo pela irmã Isabel e pela Cosma.
A irmã Isabel precisou fazer uma cirurgia e sofreu o que os médicos chamam de esquemia cerebral. Ela está em recuperação. A irmã Isabel é esposa de um ex-pastor da minha igreja, o pastor Josué, que há 15 anos me discipulou e batizou.
A Cosma estava no interior do Amazonas com o esposo, César, realizando uma EBF, quando passou mal e foi levada para Manaus. Lá, constataram que ela tem um tumor maligno no cérebro e que precisava fazer uma cirurgia urgente. Parte do tumor foi tirado. Ela continua em recuperação.
Obrigada desde já pelas orações. Mando notícias.
Em Cristo,
Tia Sara

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

domingo, 5 de agosto de 2012

sábado, 4 de agosto de 2012

Tia Helenita faz promoção para o Dia dos Pais

A missionária Tia Helenita (www.tiahelenita.com.br) está promovendo uma superpromoção de histórias para o Dia dos Pais. Acesse http://www.tiahelenita.com.br/promocoes.htm e confira lições como "Meu pai herói", "Ernesto salva o pai", entre outras, todas com desconto de 50%. Não perca!
Abraços,
Tia Sara

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Preparativos para as aulas do Timi

Quarta-feira, dia 1° de agosto, foi dia de reunião na casa da Jane, uma das voluntárias da Apec em Roraima. Sentamos ela, eu e a Adriane, para definir os últimos detalhes da primeira aula do Timi - Treinamento Informal para o Ministério Infantil.
Foi muito bom encontrar com elas novamente, depois de quase um mês sem vê-las. Infelizmente a Miroca não pôde estar presente, porque está viajando de férias e só chega hoje.
As aulas começam na próxima terça-feira, dia 7 de agosto, e seguem até final de novembro. Nossa expectativa é que se inscrevam 30 alunos, que geralmente são alunas, porque a maioria das pessoas que trabalham no Ministério Infantil das igrejas é mulher. O curso é sempre às terças-feiras, das 19h às 21h, na sala 6 da Igreja Batista Central de Boa Vista. As inscrições são feitas na secretaria da igreja, no horário comercial. É preciso pagar a mensalidade de R$ 35,00 (trinta e cinco reais). Nesse semestre não estamos cobrando taxa de inscrição.
Outra promoção realizada em 2012 é que as pessoas que se inscreverem com dois amigos, só paga R$ 30,00 (trinta reais) cada um. Mas para que isso ocorra, é preciso que se inscrevam juntas.
Nesse semestre, o material que os alunos vão receber é, na minha opinião, o mais rico didaticamente já oferecido pela Apec. É o livro Primeiros Passos, de Sam Doerty, que trata de noções gerais sobre o Ministério Infantil. Muito bom, aprofundado e ao mesmo tempo com linguagem fácil e dinâmica.
Caso você tenha interesse no Timi e não mora em Roraima, acesse http://apecbr.com/home/index.php?option=com_content&view=article&id=195:enderecos&catid=47&Itemid=87 e confira os dias e horários do curso na sua região.
Ah, e não esqueça de orar por nós.
Abraços,
Tia Sara

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Comemore o Dia do Soldado - 25 de agosto

Se na sua igreja há alguma alusão ao Dia do Soldado, marque essa data com uma atividade interessante. Marche com a turma! Faça chapeuzinhos de jornal antecipadamente para todos os alunos e arrume as crianças em fila. Explique que os soldados defendem o Brasil, e por isso devemos respeitá-los. Em seguida, marche com as crianças ao redor da sala, fazendo do texto do dia o grito de guerra da turma, por exemplo: "Um, dois, um, dois, Deus é amor!".
Se você conhecer algum soldado, seria interessante pedir que ele vá à classe para conversar com as crianças, levando fotos e contando sobre o trabalho dele. Permita que elas façam perguntas e intermedie esse momento.
Bom trabalho,
Tia Sara