quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Idéia de festa para o Dia da Criança - Jesus é meu super-herói - Programa da aula

Ontem eu mostrei como foi a festinha-modelo do Dia da Criança na Apec. Agora vou explicar como fizemos.
Além de tudo que você já viu de decoração, roupas, etc., nós também elaboramos para as alunas uma apostila detalhada com o passo-a-passo para desenvolver essa peça com sucesso. Nesse ano, apresentamos também uma novidade: um orçamento com os valores que elas vão gastar, em Boa Vista-Roraima, se fizerem essa festa para 50 (cinqüenta) crianças. 


1. Divulgação:
CONVITE: Postamos ontem o convite pessoal que usamos para divulgar nossa festinha. Ele deve ser distribuído para as crianças com pelo menos uma semana de antecedência da festa. Está disponível no blog citado acima. Ele é do tamanho de metade de uma foto de 10x15cm, ou seja, em uma foto desse tamanho, dá para imprimir dois convites. Custo: R$ 0,65 por foto + R$ 3,00 para formatar, caso não esteja no tamanho certo. TOTAL = R$ 19,25.
CARTAZ: Cada impressão colorida custa R$ 2,00 (tamanho A4) ou R$ 4,00 (tamanho A3). É preciso levar o arquivo formatado. Como sugestão, você pode imprimir os cartazes A3 para os murais da igreja e o A4 para colocar nas salas de aula infantis. Vamos supor que você imprima 3 cartazes A3 (R$ 12,00) e 5 cartazes A4 (R$ 10,00). TOTAL = R$ 22,00. 
TOTAL DA DIVULGAÇÃO: R$ 41,25.


2. Decoração:
Para as crianças entrarem no clima dos super-heróis, enfeite uma mesa com toalhas coloridas, prédios de mentirinha, encapados com papel-espelho, um bolo falso coberto de EVA, e outras guloseimas espalhadas pela mesa. Nas paredes, cole imagens de super-heróis dos desenhos animados. Faça um painel com tecido de bolinha colorida e arremate com balões. A decoração é finalizada com letras coloridas em EVA com os dizeres “Feliz Dia da Criança”, “Sejam bem-vindos” e “Jesus é meu super-herói”. Procure usar as cores do livro sem palavras, com exceção da cor escura. São elas amarelo (ou dourado), vermelho, branco e verde. Compramos todos os produtos no Mercadão das Festas (Av. Sebastião Diniz, 736 – Centro / Em frente ao Armarinho Montitu / Telefone 3623-2345): Dois painéis de personagens (R$ 29,80) + 3mt de TNT amarelo (R$ 3,60) + 5mts de cetim estampado de bolinhas coloridas (R$ 69,75) + 4 pacotes de balão nas cores amarela, vermelha, branca e verde (R$ 19,20) + 12 folhas de papel para encapar caixas pequenas, que imitam os prédios (R$ 2,40) + 3 placas de EVA para o letreiro. TOTAL = R$ 130,75.
Para fazer a bainha do tecido de bolinha, a costureira cobrou R$ 30,00.
TOTAL DA DECORAÇÃO = R$ 160,75.

3. Programação:
OBJETIVO:
Levar a mensagem da salvação em Jesus Cristo às crianças.
Perceber que o verdadeiro poder só Jesus tem.
BOAS VINDAS:
- Receber as crianças com alegria, com músicas infantis cristãs relacionadas ao tema. Os professores e auxiliares poderão estar caracterizados de super heróis.
- Fazer pinturas no rosto, usando a logo da festa, ressaltando que Jesus Cristo é o verdadeiro herói.
- Oração.
- Quebra gelo: brincadeiras de formar grupos.
Os alunos irão andar pela sala e dançar ao som de uma das músicas animadas que estavam no prelúdio, mas com atenção no animador. O animador por sua vez irá parar a música e dar um comando para formarem grupos. As crianças que não formarem grupos vão sair da brincadeira e se tornarão ajudantes do animador para observarem os próximos grupos.
Os comandos do animador serão os seguintes:
Super homem – a criança deve ficar só, imitando o Super-homem na posição de vôo;
Batmam e Robim – as crianças devem ficar em duplas;
Meninas super poderosas – grupo de 3 crianças;
Quarteto fantástico – grupo de 4 crianças.
Jesus – um grupo com todos.

LOUVOR:
ü  Jesus é meu Super Herói

Jesus é meu super herói. Que me conduz a vitória.
Vive em meu coração e não apenas em uma história.
Jesus é o meu amigão, que me ajuda a vencer o mal.
Ele pra mim é uma amigão.
Jesus é genial, Jesus é tri legal!
Lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá legal!!

ü  Meu super herói é Jesus Cristo
Meu super herói é Jesus Cristo!
Meu super herói é Jesus Cristo!
Maravilhoso, Conselheiro,
Deus forte, Pai da eternidade, Príncipe da paz
Meu super herói é Jesus Cristo!
Meu super herói é Jesus Cristo!

VERSÍCULO: “O Filho do Homem tem na terra poder, para perdoar pecados.” (Marcos 2.10)
Introdução
Pergunta: Quem é o herói mais poderoso de todos? Deixar as crianças responderem, provavelmente falarão os nomes de super heróis fictícios. Então deverá fazer outra pergunta: qual super herói pode levar uma pessoa até Deus? Então vamos aprender um super poder do verdadeiro herói: Jesus.
Apresentação
ü  Ler na Bíblia e deixar claro que a Bíblia é o livro da Palavra Deus.
ü  Ensinar a referência.
ü  Ler no visual
Explicação:
“O Filho do Homem...” – este é dos nomes usados para Jesus.
“... tem na terra poder para perdoar pecados.” – o maior problema do mundo é o pecado que nos deixa longe de Deus, muito pior que terremotos, bandidos e outras coisas que nos dão medo. Jesus é o único que pode resolver esse problema, Ele perdoa os nossos pecados e nos leva pra perto de Deus.
Aplicação:
Criança Salva: Lembre-se que Jesus é seu super herói sempre, Ele sempre vai proteger você.
Criança Não Salva: Você pode pedir para Jesus perdoar os seus pecados e ficar perto de Deus, sendo seu filho.
Repetição:
Cantar o versículo.

LIÇÃO: Teatro - JESUS CRISTO MEU VERDADEIRO HERÓI (Você pode adaptar para a sua realidade, excluindo ou incluindo personagens, desde que a essência da história seja mostrar que Jesus é o único que verdadeiramente tem poder).

PERSONAGENS:
Aninha (Adolescente vestido de criança), Dr. Cura Pela Metade (Adulto vestido como médico bem engraçado), Super-Homem, Mulher-Maravilha, Homem-Aranha, Chapolin Colorado, Meninas Super Poderosas, Batman, Ben 10, Senhor Incrível, Os X-Men, Enfermeira Boas Novas e Capitão Bíblia (Adulto, alto, voz grossa, vestido com roupa de uma bíblia).

 DR. CURA PELA METADE (Já está no palco): Ei, menina, por que essa choradeira?
ANINHA: Ai, estou com uma forte dor no peito, na barriga, no coração...
DR. CURA PELA METADE (todo atrapalhado): Calma! Vamos examinar. (Começa examinando com estetoscópio em baixo do braço, o joelho, o ouvido, puxa a perna, e tira uma foto, vai até a mesa pega um raio-X com desenho de um coração negro) Caso grave. Preciso de ajuda para sarar a dor...
ANINHA: Dr. Sara pela metade, você vai chamar quem?
DR. CURA PELA METADE: Isso é para alguém SUPER resolver, nos assistimos na TV que SUPER HERÓIS sempre vencem as batalhas, então vou chamar o SUPER HOMEM.
(O Super-Homem entra correndo, mas se estatela no chão, tentando voar)
SUPER HOMEM: Alguém me chamou? Eu já cheguei para salvar o mundo. Qual é o problema?
DR. CURA PELA METADE: Essa menina diz que está com uma dor horrível, e para o seu problema, eu não tenho remédio, só um super herói para ajudá-la.
SUPER HOMEM: É comigo mesmo, vou usar minha visão raio-X para saber o que você tem. (Super homem tenta, olha e não consegue nada) Bom, desisto, meu negócio é televisão, lá eu consigo tudo.
ANINHA: Então você não voa de verdade? Você não tem visão de raio-X? Nossa, que mentira. Você não pode me ajudar.
SUPER HOMEM: Sei, sim, lá vou eu. (Tenta e cai no chão) Vou embora. Hoje meus poderes não estão funcionando. (Sai correndo)
MULHER MARAVILHA – O que está acontecendo?
MULHER MARAVILHA (Ela usa o laço, levanta a capa, e desiste).
ANINHA: Você nem sabe laçar, aquilo que passa na TV é tudo mentira! Aiiiiiii continuo com dor.
MULHER MARAVILHA: Não está dando certo, vai ver que hoje não é dia bom para poderes e super herói. (Sai correndo.)
DR. CURA PELA METADE: Xi, agora tem que dar certo, vou chamar o Homem Aranha.
HOMEM ARANHA: Qual o problema?
DR. CURA PELA METADE: O problema é que já chamei vários super-heróis e ninguém resolve as dores dessa menina, pode me ajudar? (Mostra o Raio-X)
HOMEM ARANHA: Vamos ver, com minha super teia, posso transportá-la para o hospital do coração.
DR. CURA PELA METADE : É, pára com isso. Você não é super coisa nenhuma. Suas teias agora são invisíveis?
HOMEM ARANHA: Bom, minhas teias estão falhando. Vou até meu esconderijo para recarregar os poderes. (Sai correndo.)
DR. CURA PELA METADE – E agora, quem poderá nos ajudar? Quem poderá nos defender?
CHAPOLIN COLORADO – Eu, o Chapolin Colorado. Não contavam com minha astúcia! Qual o problema?
DR. CURA PELA METADE: Essa menina está com muitas dores, vamos ver se você pode ajudá-la.? (Mostra o Raio X).
CHAPOLIN COLORADO: (Ele tenta todo atrapalhado, mexe no braço, no cabelo, nas costas) Acho que seu problema deve ser resolvido com as meninas super poderosas. Estou sem nada de astúcia hoje. Vou lá fora chamá-las. (Chapolin sai correndo)
DR. CURA PELA METADE: Será que elas vão conseguir resolver?
(Entram as meninas super poderosas correndo)
MENINAS SUPER PODEROSAS: O que está acontecendo?
ANINHA: Ai, ai ai, continua doendo.
DR. CURA PELA METADE: Vamos ver se vocês juntas conseguem ajudar a tirar a dor, pois são super poderosas, não são? Ninguém até agora conseguiu. Veja o raio-X do coração dela.
MENINAS SUPER PODEROSAS: Claro que vamos conseguir, afinal, são três poderes juntos, vejam. (as três juntam as mãos e fazem caras e expressões e abaixam novamente, levantam e nada)
ANINHA: Ai, ui, continua com dores.
DR. CURA PELA METADE : Ei, vocês não conseguem nada, de poderosas não tem nada. Vão embora, vamos ver se o Batman consegue alguma coisa, afinal, ele até vira morcego.
(O Batman entra correndo, tentando voar, cobrindo o rosto para virar morcego, cai, depois levanta)
BATMAN: Quem precisa de mim?
DR. CURA PEA METADE: Olha, já estou esgotado, mas como você vira morcego, derrotou até o Coringa e tem o Bat-móvel, então resolvi chamá-lo. Esta é a Aninha, e está muito esquisita. Não tenho medicação para suas dores. Pode nos ajudar com seu super poder? (Mostra o raio-x).
BATMAN: Claro, é agora! com a minha Batcapa vou resolver esse problema já, quer ver?
(cobre Aninha com a capa, faz gestos e quando descobre)
(cobre Aninha com a capa, faz gestos e quando descobre)
ANINHA: Ai, ai, ai continuo com dores, você não consegue nada.
BATMAN: Calma, vou me transformar em morcego, faltou essa parte (faz a cena e nada). Desisto. Vou mesmo é salvar a Mulher-gato, porque aqui não quer funcionar.
DR. CURA PELA METADE: Batman, você é um enrolão, não consegue nada, vamos ver o Ben 10.
BEN 10 (Entra correndo mostrando o relógio, fazendo pose de super poder):
Pronto, cheguei, agora vou juntar todos os meu poderes de alienígena, Massa Cinzenta, besta, Aquático, Chama, Ultra T, Diamante, Quatro Braços..
DR. CURA PELA METADE: Sei não… Tem poder demais. Acho que não vai dar certo.
(O Ben 10 mostra o relógio, aponta para um lado, para o outro, pula, rodopia, junta as mãos, continua fazendo graça, mas o Dr. Cura Pela Metade interrompe)
DR. CURA PELA METADE: Já chega! Tá me enrolando com esse seu relógio. Você é como os outros: não conseguiu nada.
(Ben 10 sai com cara de desapontado)
DR. CURA PELA METADE – Já chega. Esses super-heróis não mudam nada. E agora, criançada, quem pode cuidar desse coraçãozinho?
(Entra a Enfermeira Boas Novas)
DR. CURA PELA METADE: Você, Enfermeira Boas Novas? Me diga, quem vai ajudar a Aninha?
ENFERMEIRA BOAS NOVAS: Vou chamar uma pessoa que mudou meu coração, e que tirou toda a dor que eu sentia, vou chamar o Capitão Bíblia.
CAPITÃO BIBLIA: Olá, crianças? Foi aqui que me chamaram?
ENFERMEIRA BOAS NOVAS: Capitão, eu disse a eles que o senhor pode nos ajudar, pode nos ensinar coisas boas, e através de suas páginas, a Aninha pode ser curada.
DR. CURA PELA METADE: Nossa, você é o homem bíblia mesmo.
ANINHA: Você também é um super herói? Tem poderes?
CAPITÃO BIBLIA: Não, eu não sou um super herói, mas eu represento o maior Super herói do mundo.
ANINHA: Não to entendendo, se você não é o homem mais forte do mundo...
ANINHA: Não to entendendo, se você não é o homem mais forte do mundo...
DR. CURA PELA METADE (interrompe aninha): Não serve. Todos que vieram aqui eram super heróis, e eles não conseguiram resolver o problema, e você não é super não vai conseguir nada.
CAPITÃO BIBLIA (vira-se para as crianças): Mas eu represento quem, criançada?
CAPITÃO BIBLIA: Eu represento Jesus Cristo, o Maior super herói do universo.
ANINHA: Mais que o Super-Homem, o Homem-aranha, o Chapolin e as Meninas super poderosas?
CAPITÃO BIBLIA: Muito mais! Eu represento o herói Jesus Cristo, e ele venceu o diabo.
ANINHA: E por que está aqui?
CAPITÃO BIBLIA: Eu estou aqui porque essa dor que você esta sentindo é do seu coraçãozinho, e só quem vai curar é Jesus. O seu coração está escuro, e precisa ser lavado pelo sangue de Jesus.
ANINHA: Não tô entendendo.
DR. CURA PELA METADE: Ei, Homem-bíblia, todo super herói tem um inimigo, certo? E o seu, quem é?
CAPITÃO BIBLIA: O meu inimigo é o pecado. A Bíblia diz que devemos fugir do pecado, e hoje o seu coraçãozinho vai ser um coração puro.
ANINHA: E como fazemos para fugir do pecado?
CAPITÃO BIBLIA: Vou te explicar: podemos fugir do pecado não falando mentiras, obedecendo ao papai e a mamãe, indo à escola dominical, lendo a Bíblia, falando de Jesus para os amiguinhos e orando por todos.
ANINHA: Ah, eu estou entendendo tudo. Eu quero um coração novo. (Aninha ajoelha-se e abaixa a cabeça).
CAPITÃO BIBLIA: O sangue de Jesus é super poderoso mesmo. (Estende as mãos e a abençoa).
DR. CURA PELA METADE: Só acredito vendo. Vou tirar outro raio-X. Vamos ver como ficou o coração da Aninha? (Pega outro raio-X com um novo coração) Uau! Ele está limpo, e o Capitão Bíblia resolveu, através do Senhor Jesus. Ai, criançada, vamos cantar, vamos? (Todos cantam a música “Jesus é meu Herói”).

 Para fazer a peça, compramos a máscara do Capitão América e outros acessórios para os personagens, gastando no total R$ 50,40.



4. Lanche:
O lanche que sugerimos é um bolo de chocolate simples, sem recheio e sem cobertura, que deve ser cortado em fatias e embalado em papel alumínio, pois será colocado dentro do bolo de mentira, feito de uma embalagem de bolo coberta de EVA. Você pode ainda servir cachorro-quente ou pipoca, e uma gelatina colorida. Seguem as receitas:

BOLO SIMPLES DE CHOCOLATE (rende 24 fatias, aproximadamente)
Ingredientes:
- 3 ovos (gemas e claras separadas);
- 100gr de manteiga ou margarina;
- 2 xícaras de açúcar;
- 2 xícaras de farinha de trigo;
- 1 xícara de chocolate em pó;
- 1 xícara de leite morno;
- 1 colher de sopa de fermento em pó.
Modo de preparo:
1. Pré-aqueça o forno a 200ºC;
2. Unte uma fôrma de buraco no meio com manteiga e farinha de trigo;
3. Bata as claras em neve e reserve;
4. Bata bem as gemas, o açúcar e a manteiga até ficar um creme clarinho;
5. Misture a farinha, o chocolate em pó e o leite, intercalando. Nessa fase, selecione a velocidade baixa da batedeira;
6. À mão, incorpore delicadamente o fermento e as claras em neve;
7. Despeje a mistura na fôrma e leve para assar por 30 a 50 minutos, até que passe no teste do palito;
8. Retire do forno, cubra com um pano de prato, espere esfriar e desenforme. Fatie do tamanho que desejar e embale em papel alumínio.

GELATINA COLORIDA (para 10 copos de 200ml cada)
Ingredientes:
- 1 pacote de gelatina de maracujá (ou qualquer outra que fique amarela);
- 1 pacote de gelatina de morango (ou qualquer outra que fique vermelha;
- 1 pacote de gelatina em pó sem sabor;
- 1 pacote de gelatina em pó de limão (ou qualquer outra que fique verde);
- água suficiente para o preparo das gelatinas.
Modo de preparo:
1. Esquente 250ml de água e misture com o pó da gelatina de limão, até que o pó se desfaça. Acrescente mais 250ml de água fria ou gelada. Distribua uma concha cheia do líquido em copos descartáveis transparentes lisos. Leve à geladeira até que fique firme;
2. Hidrate a gelatina sem sabor em 100ml de água quente. Quando estiver dissolvida, acrescente 400ml de água fria ou gelada. Distribua uma concha cheia do líquido em copos descartáveis transparentes lisos, ficando acima da gelatina verde. Leve à geladeira até que fique firme;
3. Esquente 250ml de água e misture com o pó da gelatina de morango, até que o pó se desfaça. Acrescente mais 250ml de água fria ou gelada. Distribua uma concha cheia do líquido em copos descartáveis transparentes lisos, ficando acima da gelatina sem sabor. Leve à geladeira até que fique firme;
4. Esquente 250ml de água e misture com o pó da gelatina de maracujá, até que o pó se desfaça. Acrescente mais 250ml de água fria ou gelada. Distribua uma concha cheia do líquido em copos descartáveis transparentes lisos, ficando acima da gelatina vermelha. Leve à geladeira até que fique firme. Sirva gelada.
Essa é a receita original, mas uma aluna comentou que a gelatina não ficou legal porque é...sem sabor! rs. Que lógico, né? Só eu, gênio da lâmpada aqui que não pensei nisso. Logo, é interessante colocar leite condensado e creme de leite na mistura, de forma que ela continue branca, mas com um sabor agradável para as crianças.

Os ingredientes para dois bolos custaram R$ 24,30. Os descartáveis, os bombons para a decoração e o pó para fazer a gelatina colorida, R$ 79,05. Para o lanche, encomendamos salgados no valor de R$ 100,00, por ser uma festa para adultos. Você pode fazer cachorro-quente ou servir pipoca. Para beber, sucos e refrigerantes, no valor de R$ 36,65. Se for usar isopor, contabilize mais R$ 4,00 de gelo. TOTAL DO LANCHE: R$ 244,00.
TOTAL DO INVESTIMENTO NA FESTA: R$ 496,40.

Nenhum comentário: