sábado, 29 de setembro de 2012

A criação do mundo - Aula 5

Hoje postamos a 5a. aula da criação do mundo. Essa será uma aula de revisão das quatro primeiras. Então vamos lá, mãos à obra:


OS PRIMEIROS DIAS DA CRIAÇÃO

TEXTO BÍBLICO:

Gênesis 1.1-13

OBJETIVOS:

Ao final da aula, o aluno deverá:
- Saber que Deus criou tudo que existe: o dia e a noite, separou o céu e a água, e criou os vegetais;
- Sentir gratidão a Deus por sua bondade e orar agradecendo a Deus pela sua criação.

MATERIAL NECESSÁRIO:
- Cartaz com desenhos ou gravuras da criação;

Jogo da memória;
Lápis de cor;
- Cola;
- Tesoura.

INTRODUÇÃO:
Cante a música "Quem faz?":

Quem faz as lindas flores?
Não sou, nem és capaz.
Quem faz as lindas flores?
Só Deus, que tudo faz!

Quem faz cair a chuva?
Não sou, nem és capaz.
Quem faz cair a chuva?
Só Deus, que tudo faz!

Quem faz a borboleta?
Não sou, nem és capaz.
Quem faz a borboleta?
Só Deus, que tudo faz!

O coração, quem limpa?
Não sou, nem és capaz.
O coração, quem limpa?
Só Deus, que tudo faz!

Veja uma forma criativa de visualizar esse cântico:

Note que a parte "NÃO SOU, NEM ÉS CAPAZ" e "SÓ DEUS, QUE TUDO FAZ", ambas repetidas em todas as estrofes, foram escritas uma única vez no último cartaz. Os cartazes se sobrepõem, mas deixam essa parte vazada. Muito interessante para evitar que essas duas frases sejam escritas em todos os cartazes. Sem contar que as crianças ficam impressionadas com visuais assim, diferentes.
Após cantar a música, diga: "As últimas aulas foram sobre a criação de Deus. Quem se lembra? Nossa aula hoje é uma revisão. Se você não esteve presente em algum desses dias vai ter oportunidade de aprender agora."

LIÇÃO:
Primeiramente vimos que todas as coisas foram criadas por Deus. Quando dizemos todas as coisas, nos referimos à natureza: os céus, a terra, as plantas e os animais. Deus criou tudo isso porque nos ama, para o nosso bem (Mostre a figura abaixo):


No primeiro dia da criação, Deus criou o dia e a noite. Tanto o dia quanto a noite foram criados para o nosso bem (Mostre a figura abaixo). 
Durante o dia podemos fazer um montão de coisas. A luz é muito boa, mas a noite também foi Deus quem fez, por isso não precisamos ter medo do escuro. É de noite que podemos descansar, ficar com a família, vir para a igreja... Deus cuida de nós o tempo todo: tanto de dia quanto de noite, e devemos agradecê-lo por isso.
No 2º dia Deus fez a separação das águas. Ele fez o céu embaixo e a terra. Como a água é importante não é? Para bebermos, tomarmos banho, aguar as plantinhas. Sem a água, não viveríamos. Deus é muito bom conosco.
No 3º dia sabe o que foi que Deus fez? (Mostre a figura abaixo)
As plantinhas, toda espécie de vegetais, as frutas, legumes e verduras para nos alimentarmos e as flores que enfeitam nossa casa, os jardins, enfim, essas foram as coisas que Deus criou nos 3 primeiros dias. Vamos orar agradecendo a sua criação? (Ore)

VERSÍCULO PARA DECORAR:
“Criou Deus os Céus e a Terra” Gênesis 1.1. Use o mesmo visual das aulas anteriores.

ATIVIDADE:
Reproduza o jogo da memória (abaixo). Pinte, recorte e cole em cartolina ou outro papel mais duro (se necessário faça mais que um jogo, caso a turma seja grande). Pinte o desenho com a revisão dos primeiros dias da criação.

Nenhum comentário: