quinta-feira, 12 de julho de 2012

As sete necessidades básicas da criança


O livro "As sete necessidades básicas da criança", de John M. Drescher, traz princípios de como pais, pastores, líderes e professores devem agir com os pequenos. Sabendo daquilo de que as crianças precisam, é mais fácil tomar a decisão certa diante das situações. Aqui vai um breve resumo do livro, que é leitura obrigatória para o líder infantil:
1. AS CRIANÇAS PRECISAM DE UM SENTIDO, DE SIGNIFICADO: Os seres humanos necessitam ser notados, apreciados e amados como são, caso devam ter um sentido de significado.  Não conseguiremos viver conosco mesmos se sentirmos que não temos valor ou se não gostamos de nós mesmos.
2.  AS CRIANÇAS PRECISAM DE SEGURANÇA 
Condições que criam insegurança:
1.  Conflitos mal-resolvidos entre os pais que não sabem lidar com as diferenças de opinião.
2.  Mobilidade constante traz dificuldades de ajustamento aos novos locais e pessoas.
3.  Falta de disciplina, de limites estabelecidos.
4.  Ausência dos pais em casa.
5.  Críticas freq- entes provocam sentimento de fracasso e incompetência.
6.  Pais que dão presentes e dinheiro, mas não dispõem de tempo, nem demonstram amor pelos filhos.
7.  Insegurança e ansiedade dos pais.
Condições que criam segurança:
1.  Harmonia, lealdade e comprometimento dos pais em seu casamento.
2.  Certeza do amor dos pais que se concretiza em gestos de afeto.
3.  União na família, para o alcance de metas, gera o senso de estabilidade.
4.  Manutenção da rotina, horário habitual para as refeições e sono.
5.  Disciplina administrada de forma amorosa.
6.  Administração de toque (abraços, colo, carícias, beijos etc.)
7.  Sensação de pertencimento para sentir-se aceita, valorizada e digna de valor.


3.  AS CRIANÇAS PRECISAM DE ACEITAÇÃO: Assim como a saúde do corpo depende da alimentação e de exercícios físicos adequados, a saúde emocional depende da auto-estima, senso de utilidade, aceitação e valorização.
4.  AS CRIANÇAS PRECISAM AMAR E SER AMADAS: A forma como estendemos amor a nossos filhos afetará profundamente a nossa forma de nos relacionarmos com os outros.  Amar e ser amado produz a sensação de pertencimento que produz a segurança necessária para enfrentar a vida.  
5.  AS CRIANÇAS PRECISAM DE ELOGIOS: Tornamos as pessoas belas quando as louvamos e encorajamos com sinceridade.  Precisamos de calor e ternura para mudar para melhor.  Os nossos problemas de identidade são causados pelas críticas.  O elogio não estraga a criança.  Mas, se ela não o receber, passará a buscá-lo de forma errônea.
6.  AS CRIANÇAS PRECISAM DE DISCIPLINA: Disciplinar a criança exige sabedoria, paciência e persistência.  Não basta haver amor por parte dos pais.  Os sentimentos de cordialidade, afeição e amor devem ser temperados com conhecimento, compreensão e auto-controle.  Se a criança tiver liberdade ilimitada, certamente se assustará e se tornará insegura.  A verdadeira liberdade será alcançada quando houver limites.  Estes limites devem ser bem compreendidos e colocados em prática.
7.  AS CRIANÇAS PRECISAM DE DEUS: As primeiras orientações bíblicas para os pais estão em Deuteronômio 6.6-8. Os pais devem ter, em primeiro lugar, comunhão com Deus: conhecer o caminho, mostrá-lo e seguir através dele.  A compreensão do amor de Deus, misericórdia, perdão, aceitação e a verdade da Palavra de Deus resultarão do relacionamento familiar. O treinamento religioso é responsabilidade direta dos pais.  A colaboração e encorajamento dos pais são os pré-requisitos para o desenvolvimento espiritual da criança na igreja.
A instrução deve ser constante, contínua.  Até os quinze anos, a criança normal pode fazer até 500.000 perguntas. A ausência de ensino sobre Deus pode expor a criança a toda sorte de falsos deuses e filosofia. A maior parte da orientação é comunicada através do exemplo.
Que tal comprar este livro? Ele está disponível para venda no site http://www.mundocristao.com.br/produtosdet.asp?cod_produto=10117Boa leitura!
Abraços,
Tia Sara

Nenhum comentário: