segunda-feira, 4 de junho de 2012

4 de junho - Dia Internacional das Crianças Vítimas de Agressão

Em 19 de agosto de 1982, na sessão especial de emergência sobre a questão da Palestina, em Assembléia Geral, a ONU - Organização das Nações Unidas - instituiu 4 de junho como o Dia Internacional das Crianças Vítimas Inocentes da Violência e Agressão.
Os grandes objetivos desta data são despertar as pessoas para o sofrimento das crianças; afirmar o compromisso das Nações Unidas em proteger os direitos das crianças e reconhecer e encorajar o trabalho de todos os indivíduos e organizações que se dedicam a esta causa.
A violência não é só física: existe violência econômica, social, psicológica, entre outras. A ONU estima que 2 milhões de crianças foram mortas em conflitos nos últimos vinte anos. Nesse mesmo período, cerca de 10 milhões de crianças refugiadas foram abrigadas pela Agência das Nações Unidas para os Refugiados. Na América Latina e no Caribe, cerca de 80 mil crianças morrem anualmente em decorrência de algum tipo de violência que eclode no seio da família.
A Unicef afirma que mais de 1 bilhão de crianças sofre pelo menos um tipo de privação, o que representa cerca de metade das crianças do mundo, que vivem diariamente em situação de pobreza.
A campanha da Unicef "Say Yes for Children" ("Diga Sim às Crianças", numa tradução literal), apoiada por mais de 94 milhões de pessoas, aponta dez ações positivas a serem tomadas para melhorar a vida das crianças. Veja abaixo:

1. Não deixe nenhuma criança fora: Todas as formas de discriminação e de exclusão contra as crianças tem que acabar.
2. Coloque as crianças em primeiro lugar: É responsabilidade de todos - governos, indivíduos, organizações não-governamentais, grupos religiosos, setor privado e as crianças e adolescentes em si - para assegurar que os direitos das crianças sejam respeitados.
3. Cuide de cada criança : Assegurar que todas as crianças tenham o melhor começo possível na vida.
4. Lute contra o HIV/AIDS: Proteger as crianças e adolescentes e suas famílias.
5. Pare de prejudicar e explorar as crianças: Violência e abuso deve parar agora. E a exploração sexual e econômica das crianças tem que acabar.
6. Ouça as crianças: Respeitar os direitos das crianças e jovens para expressar-se e participar nas decisões que os afetam.
7. Eduque todas as crianças: Todas as crianças - meninas e meninos - tem o direito de aprender.
8. Proteja as crianças da guerra: Nenhuma criança deve experimentar os horrores do conflito armado.
9. Proteja a terra para crianças: Proteger o meio ambiente em níveis global, nacional e local.
10. Combate à pobreza: Investir em serviços que beneficiem as crianças mais pobres e suas famílias, tais como cuidados básicos de saúde e educação primária. Promova o bem-estar das crianças. Os objetivos prioritários dos programas de combate à pobreza devem ser o alívio da dívida, a assistência ao desenvolvimento e os gastos do governo.

Tia Sara
Fontes de pesquisa:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/junho/dia-internacional-das-criancas-vitimas-de-agressao.php
http://educamais.com/dia-internacional-das-criancas-vitimas-de-agressao/
- http://www.timeanddate.com/holidays/un/international-innocent-children-victims-day
- http://www.unicef.org/say_yes/

Nenhum comentário: