quinta-feira, 12 de abril de 2012

Dicas de como trabalhar com EVA

Oláaaaa, tudo bem?
Essas dicas foram extraídas do blog Sonho Lilás (http://www.sonholilas.com.br/2012/03/15/dicas-de-como-trabalhar-com-e-va/). Para leigos, como eu, dicas como essa são a verdadeira Bíblia das artes plásticas, rs. Eu sou uma verdadeira negação em trabalhar com EVA, por isso, achei legal fazer essa postagem. Seguem, portanto, as dicas:
- Como riscar o EVA: Você pode usar, preferencialmente, um palito de churrasco, mas algumas pessoas utilizam uma agulha sem ponta ou até mesmo uma caneta comum sem tinta.
Exemplo de marcação do EVA com palito de churrasco. Foto: 
http://criatividadecomtathyeva.blogspot.com.br/2012/01/passo-passo-do-painel-do-chaves.html 

- Como cortar o EVA: Use uma tesoura bem afiada, de preferência grande. O segredo é ir deslizando o eva sobre a tesoura ao cortar, assim evita-se os picotes. Também pode-se usar o estilete (com apoio de uma régua) para cortar grandes extensões. Deve-se tomar muito cuidado para não se cortar e não estragar sua mesa (coloque um objeto duro embaixo do eva, ou uma placa de vidro). Para tirar algumas imperfeições do corte use uma lixa, passando-a só na quina (aresta) do eva.
Exemplo de EVA cortado com estilete. Foto: 
http://hhmodaartedecor.blogspot.com.br/2011/01/passo-passo-para-fazer-lacos-gigantes.html- Como colar o EVA: Há duas opções: a cola quente ou a cola instantânea. A cola quente não deixa com um bom acabamento, pois fica soltando fios. Caso isso aconteça espere secar e tire com acetona. A cola instantânea (foto) é mais prática e garante um bom acabamento. Atualmente já existe a cola instantânea específica para uso artesanal.
A cola instantânea é a mais indicada para colar o EVA. Foto: 
http://www.sellereducacao.com.br/complemento-eva/cola-instantanea-para-eva
- Como pintar ou colorir o EVA: Para fazer as maçãs do rosto use blush de maquiagem comum ou tinta pva. Para fazer os olhos e pequenos detalhes como pontilhados use caneta permanente de ponta fina (caneta para retroprojetor) ou caneta para tecido. Para outras pinturas (como sombreamentos) usa-se tinta para tecido ou tinta acrílica. O eva aceita também a tinta dimensional, giz pastel, cola gliter.
Espero que essas dicas tenham sido úteis para você. Abraços,
Tia Sara

Nenhum comentário: