domingo, 1 de abril de 2012

Conheça o portal da EBD

Olá, pessoal.
Há alguns anos eu acesso o portal da EBD (http://www.escoladominical.net/). É um site evangélico super criativo, cheio de idéias para professores, líderes, pastores, enfim, quem quer ensinar e trabalha na obra de Deus.
O que muitos não sabem é a história por trás desse trabalho maravilhoso, que tem auxiliado tantas pessoas. Por isso, como jornalista que sou (rs), pedi ajuda da Sandra Mac e da Tainá Mara e elas fizeram contato com o professor Roberto, que me concedeu a entrevista abaixo. Os três (Sandra, Tainá e Roberto) são administradores do portal. Boa leitura!!!
1. Quem criou o portal da EBD?
Roberto: Quem criou o portal foi o pastor Elienai B. Batista, que era pastor auxiliar de uma Assembléia de Deus em Natal, no Rio Grande do Norte.
2. Quando o portal foi criado?
Roberto: O site foi criado em novembro de 2000. Na época, utilizava serviço de homepage gratuita no geocities sob domínio http://br.geocities.com/dominicalnet. Para facilitar, registrou-se um domínio também gratuito no cjb que fosse mais amigável, sendo registrado como www.dominicalnet.cjb.netSurgia também nessa mesma época o site www.ebdweb.com.br, que também utilizava serviço de homepage gratuita, com o endereço www.ebdweb.cjb.net. O pastor Elienai e o criador do site ebdweb, hoje evangelista da Assembléia de Deus em Natal, Klauber Maia, participavam de uma lista de e-mail criada pelo pastor, muito em voga na época, onde estimulavam os irmãos via e-mail nos assuntos referente à Escola Bíblica Dominical. Em abril de 2000, o pastor Elienai teve que retornar ao Rio de Janeiro, seu estado de origem, e enviou-me um email convidando-me para assumir os trabalhos no site e na lista de e-mail.
3. Quem são os responsáveis pela manutenção do site?
Roberto: O site começou com tecnologia estática, em html. Era eu quem fazia a manutenção. Ao longo dos anos, fui buscando tecnologias mais dinâmicas e interativas e percebi que os fóruns eram a solução ideal para o projeto que tinha em mente. De início, tentei usar o fórum em tecnologia asp, o snitz forum, mas havia vários problemas de ordem técnica que dificultavam trabalhar com o snitz forum. Em 2004, conheci o forum phpbb. A partir de então, esse script permitiu que finalmente pudéssemos divulgar com mais eficiência a troca de informações sobre a EBD. No script phpbb tivemos como primeira co-administradora a irmã Rosana, que por motivos pessoais não pôde permanecer muito tempo nessa função. Porém, antes de se afastar, ela me enviou uma mensagem eufórica avisando que tinha conhecido uma pessoa incrivelmente criativa que se chamava Sandra Mac, no ano de 2007. Não conhecia Sandra, mas por insistência de Rosana, a convidei para se juntar conosco, e logo descobrimos que SandraMac era tudo aquilo que Rosana descrevia. A irmã Rosana se afastou e o site passou a ser administrado por mim e pela Sandra. Após algum tempo, se juntou à equipe a Tainá. Atualmente o site é administrado por nós três, que fazemos a manutenção do site no script vBulletin.
4. Como o portal tem ajudado professores e líderes no ensino cristão?
Roberto: O acervo do portal da EBD é formado e auto-alimentado por materiais, idéias, sugestões e experiências postados pelos próprios usuários, que são professores de EBD de todas as faixas etárias, do Brasil e de diversos países. Buscamos reunir naquele espaço informações atualizadas e materiais da mais alta qualidade, como orientação pedagógica, indicação de livros, textos, apostilas, e periódicos voltados para o ensino evangélico, divulgação de congressos, seminários e cursos. Procuramos também compartilhar o que há de melhor em materiais de ensino, inclusive trazendo materiais inéditos de outros idiomas, fruto de pesquisa incansável por parte dos administradores do portal - que inclusive fazem a tradução dos mesmos. O portal é enriquecido diariamente com novos acréscimos, fazendo com que seu rico acervo cresça diariamente.
5. Já houve alguma situação em que algum professor ou líder agradeceu  porque as colaborações do portal o ajudaram em alguma programação?
Roberto: Ao longo do fórum do portal da EBD vemos dezenas de relatos, testemunhos e depoimentos de professores que conheceram o portal, utilizaram os materiais ali compartilhados, assim como aplicaram em suas ebds os novos conhecimentos disseminados no site. Temos relatos de professores do país todo e inclusive de trabalhos feitos no exterior também. Muito nos emociona ler sobre professoras com o chamado para o ministério, que se encontravam quase ao ponto de desistir de tudo por estarem sem apoio de lideranças, sem fontes de pesquisa, sem recursos, sem materiais e sem maiores conhecimentos para trabalharem suas EBDs.  E essas pessoas relatam que após conhecer o conteúdo do Portal adquiriram novo ânimo, novo entusiasmo e obtiveram em curto prazo excelentes resultados em suas escolas bíblicas. O resultado mais imediato são aulas super bem dadas, criação de novos  materiais, aumentando consideravelmente o número de novos alunos matriculados, bem como a frequência às aulas. Isso tudo eleva o ânimo dos professores, renovando o prazer e a dedicação em ensinar.
6. Como as pessoas podem assinar o portal?
Roberto: O acesso irrestrito ao conteúdo do portal da EBD se dá mediante assinatura anual.
A pessoa se registra no Site, cria nome de usuário e senha, através do moderno mecanismo "pagseguro" efetua a assinatura e, dentro de até 48 horas o acesso fica liberado.

2 comentários:

SandraMac disse...

Muito legal vc divulgar o Portal da EBD, querida! Jesus te abençoe!!!

Sara Lana disse...

Querida Sandra, vocês merecem todo destaque possível pela dedicação com que trabalham no Portal. O prazer é meu. Abraços.