sexta-feira, 30 de março de 2012

Livros lidos em março

O mês de março já está acabando. Parece que o ano dessa vez resolveu passar mais rápido do que todos os anos anteriores. Por isso, a impressão é que o tempo está se esvaindo enquanto as promessas que fiz a mim mesma no dia 31 de dezembro de 2011 ainda nem começaram a ser cumpridas.
A ginástica está parada. Estou evoluindo na leitura da Bíblia (estou lendo quase todo dia, me esforçando pra que esse quase se torne totalmente). Estou tomando infinitamente menos refrigerante, e nem estou sentindo tanta falta assim, de verdade. Quem deve estar sentindo falta é o Júnior, meu esposo, pois às vezes no restaurante não tem nada que eu goste de beber que não seja refrigerante e eu fico pedindo pequenos goles do dele.
Fora as metas citadas acima, uma eu comecei nesse mês de março e já estou me saindo bem: ler mais. Não só a Bíblia, mas qualquer tipo de livro. Não coloquei nenhuma meta específica, como 12 livros ao ano, ou algo assim, apenas estipulei um objetivo maior do que ficar na frente da televisão (que me dá impressão - não tão errada assim - de pura perda de tempo): se eu ler mais, vou ser uma pessoa melhor, mais interessante, que sabe mais das coisas, que tem um papo bom, e, convenhamos, mesmo que eu não exerça a profissão na qual me formei (Jornalismo), preciso estar em dia com o mundo lá fora.
Tudo começou no mês passado, quando fui cumprir uma das metas de ano novo: finalmente escrever o artigo da minha pós-graduação em Comunicação Empresarial e Novas Tecnologias, que empaquei exatamente nesse ponto. Quando resolvi o problema, entrando em contato com a instituição, cheguei em casa e fui atrás dos livros que tinha comprado há uns dois anos (que vergonha!!!) para basear minha pesquisa. Na última quarta-feira, dia 29, antes de ontem, terminei as três obras.
Segundo minha amiga Hanna Gonçalves, que formou comigo na faculdade e tirou a nota máxima no artigo da pós-graduação (há dois anos, rs), ler somente três obras para escrever um artigo é preguiça intelectual. Nunca esqueci disso. Mas eu disse a ela que não me importava de ser considerada preguiçosa intelectualmente, rs. Infelizmente não estou assim tão empolgada com o artigo, mas preciso urgentemente escrevê-lo.
Enfim, essa postagem monstra é para dizer que o fato de eu ter que cumprir uma das metas de ano novo (escrever meu artigo) me levou a outra (ler mais). Ter sido obrigada a ler as míseras três obras me fez pensar que existem n livros na minha estante sem ter sido nem ao menos abertos, nem tirados do plástico (que vergonha², rs).
Também postei todas essas linhas pra dizer quais são as três obras lidas: Jornalismo Empresarial, de Francisco Gaudêncio Torquato do Rêgo; Teorias das Comunicações de Massa, de Mauro Wolf; e Blog Marketing, de Jeremy Wright.
Ah, em tempo: no dia 28 passado, o Jornal do Comércio (http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/mundo/brasil/noticia/2012/03/28/brasileiro-le-em-media-quatro-livros-por-ano--37384.php) divulgou uma pesquisa em que a média de livros lidos pelos brasileiros é de 4 obras por ano. Pouco, né? Ainda bem que eu fujo a essa regra, kkkkkk.
Beijos,
Tia Sara

Nenhum comentário: