domingo, 25 de março de 2012

Flanelógrafos, quadro de pregas e afins...

É fundamental que todo professor tenha o mínimo de material para dar suas aulas. Seria ótimo se todas as igrejas, escolas, enfim, instituições que trabalhassem com ensino investissem em flanelógrafos, data shows, retroprojetores, aparelhos de CD e DVD, entre outros, mas sabemos que a realidade não é assim. Por isso, cabe ao professor a tarefa de se "armar" com a maior quantidade possível de materiais para uma aula eficiente.
Os flanelógrafos são cobertos de feltro, onde podem ser fixadas imagens cujo verso seja poroso. Para pregar imagens em flanelógrafos, use entretela, lixa ou até mesmo areia.















Existem materiais dois-em-um, como o flanelógrafo com quadro de pregas das imagens abaixo (fechados na parte de cima da foto, e abertos na parte de baixo):


Hoje eu vou dar dicas de alguns materiais primordiais no acervo de um bom professor de crianças. No blog  http://paulabelquice.blogspot.com.br/2011/08/flanelografos.html, você aprende a fazer flanelógrafo dobrável e de dupla face, fixo, como os das imagens abaixo:


Flanelógrafo dobrável

Flanelógrafo fixo
Outra ferramenta importante que todo professor deve ter é um porta-gravuras ou porta-flanelógrafo, recomendado para flanelógrafos pequenos, não dobráveis. É excelente para colocar em cima da mesa e usar durante a aula toda, com músicas, história e versículo, por exemplo.
Você pode fazer um de papelão, conforme as dicas no link http://paulabelquice.blogspot.com.br/2011/08/porta-gravuras-de-mesa-ou-suporte-para.html.

Se você quiser algo mais durável, pode investir em um suporte de mdf, como o da foto:
Seja de papelão, de mdf, feito por você ou encomendado, o importante é que tenha um bom acabamento e ajude você nas aulas. Não deixe de reservar parte da sua renda para investir no seu ministério. Em breve você colherá muitos frutos. 
Deus te abençoe. Abraços,
Tia Sara

Nenhum comentário: