terça-feira, 27 de março de 2012

Culto infantil para o dia 1° de abril - Culto da Verdade


Segundo o site Wikipédia, o dia da verdade é comemorado em 3 de abril, mas na Igreja Batista da Liberdade, onde eu congrego, decidimos comemorado no dia em que, para o mundo, é o da mentira: 1° de abril. Nesse dia, nada de mentira: as crianças aprenderão que o certo é falar a verdade.
Se animou? Que bom! Se você quiser fazer o mesmo na sua igreja, segue abaixo o roteiro de culto que usaremos na igreja. Na Liberdade, as crianças têm um culto de, em média 1h30 a 2h. Elas são reunidas em um grupo de 3 a 8 anos, geralmente separado em dois grupos (um de 3 a 5 anos e outro de 6 a 8 anos) no momento da atividade, após a oração final do culto (entende-se que, como é um culto, não pode haver atividades nele. Então, o culto é concluído com uma oração para, em seguida, as crianças fazerem as atividades complementares). Dependendo da sua realidade, talvez o programa abaixo não seja o mais adequado. Não tem problema. Adéqüe-o a sua igreja, as suas crianças, ao número de professores que tem disponível: o que importa não é a forma, mas a mensagem, ok?
Beijinhos da tia Sara.

- Recepção das crianças: O professor deve estar na sala pelo menos 15 (quinze) minutos antes do início do culto, para preparar o local para receber as crianças e limpar algo que esteja sujo, recolher algum objeto quebrado, enfim, deixar o ambiente adequado para os pequenos ficarem;

- Cântico de boas-vindas: Aqui sugerimos o cântico SUA PRESENÇA, mas você pode escolher outro que tenha o tema de boas-vindas.

SUA PRESENÇA
Sua presença aqui nos trouxe alegria / E de prazer a nossa alma transbordou
Agora todas as crianças vão cantar para você: / Foi bom conhecer você!
Sua presença aqui nos trouxe alegria / E de prazer a nossa alma transbordou
Agora todas as meninas vão cantar para você: / Foi bom conhecer você!
Sua presença aqui nos trouxe alegria / E de prazer a nossa alma transbordou
Agora todos os meninos vão cantar para você: / Foi bom conhecer você!

- Motivo do culto: Providencie uma forma de bolo, um avental, uma colher de pau e uma tigela. Comece a falar: “Faz de conta que eu sou a mãe de vocês. Hoje resolvi fazer um bolo bem gostoso para o lanche.” Coloque o avental. Pegue a colher e a tigela e comece a mexer como se estivesse fazendo um bolo. “Pronto! Terminei o bolo. Agora vou colocá-lo no forno. Daqui a pouco estará pronto. Que delícia, está pronto! Mas ninguém vai comer agora, só mais tarde. Vamos imaginar que eu saí e quando voltei, percebi que alguém cortou o bolo. E agora? Se fosse você que tivesse cortado o bolo, negaria, colocando a culpa nos outros? Ou diria a verdade, mesmo sabendo que talvez seria castigado? Deus não gosta de mentiras. Ele quer que falemos a verdade.” Pegar um dicionário e dar a definição de VERDADE. Perguntar das crianças o que é o oposto de VERDADE (mentira). Dizer que a mentira desagrada a Deus e que, como prova de que todos na classe querem agradá-lO, dizer que durante o culto é proibido falar a palavra MENTIRA, a não ser que ela esteja incluída em alguma música. Quem falar a palavra proibida deve pagar uma prenda. O professor deve estipular previamente várias prendas, escrevê-las com letra bem feita ou digitá-las e depositá-las em um recipiente em que as crianças possam pegar à medida que tiverem que pagá-las. Não estabelecer prendas que causem constrangimento. Caso a criança se mostre alheia à brincadeira, não forçá-la.

- Tema, versículo do dia e música-tema: Pedir que as crianças recitem o tema e a divisa e que cantem a música:
TEMA: 1° de abril – Dia da Verdade
DIVISA: “Digam a todos a verdade”. (Zacarias 8.16) - Antes que as crianças cheguem, escreva o versículo em tiras e pregue-as com fita adesiva debaixo as cadeiras delas. No momento da divisa, peça que elas procurem e deixem que coloquem no quadro de pregas quando as encontrarem. Dizer que o versículo foi tirado da Bíblia. Ler direto da Bíblia, depois repetir várias vezes, até notar que todos memorizaram.
MÚSICA-TEMA: Mentirinha
Mentirinha, não, não, não / Minha língua já tem dono
Nome feio, também não / É de Deus meu coração.

- História moral: Uma mentira puxa a outra (veja a postagem do dia 4 de março).

- Ofertório: Cantar a música “Deus é santo” enquanto as crianças passam a sacolinha de mão em mão ou vão à frente depositar os dízimos e as ofertas. Lembrar que esse é um momento sério e de compromisso. Repetir a música, se necessário.
DEUS É SANTO
Deus é santo, santo e puro, Deus é luz e nEle não há nada impuro
A Bíblia assim me diz, que Deus é santo e puro, que Deus é luz e que nEle não há nada impuro.

- Oração: Peça que alguma criança ore agradecendo a Deus pelos dízimos e ofertas recolhidos.

- Lição bíblica: Ananias e Safira mentem a Deus (base bíblica: Atos 4.32 a 5.14). Caso você tenha a Bíblia de Recursos da APEC, há um modelo de esboço na página 1297.

- Oração final: Ore, agradecendo a Deus por mais um culto. Ao final da oração, explique às crianças que o culto terminou, mas que elas ainda têm uma atividade complementar.

- Atividade complementar: Geralmente, como na minha igreja o grupo é heterogêneo, nós dividimos as crianças em duas faixas etárias: de 3 a 5 anos, que são crianças não-alfabetizadas ou no processo de alfabetismo; e crianças de 6 a 8 anos, que já sabem ler. Se seu grupo for ainda maior, ou se você notar a necessidade de dividi-las em mais subgrupos, faça isso. Lembre-se: a forma não importa, e sim a mensagem. Porém, as duas atividades sugeridas hoje podem ser feitas por todas as crianças juntas.
ATIVIDADE 01: Pergunte às crianças se alguma vez já aconteceu de terem que escolher entre falar a verdade e mentir. Dê oportunidade para que elas narrem suas experiências. Depois, faça a seguinte brincadeira: explique para as crianças que toda vez que você disser uma VERDADE, elas deverão ficar em pé; quando for uma MENTIRA, se abaixarão. As frases deverão ser relacionadas à história. Exemplos: “Ananias falou a verdade?”; “Pedro orou por Ananias?”.
ATIVIDADE 02: Distribua porções de massa de modelar para cada criança. Elas deverão fazer os personagens Pedro, Ananias e Safira. Durante a atividade, reforce a idéia de que Deus não se agrada da mentira.

Nenhum comentário: