quinta-feira, 12 de maio de 2011

Habilidades práticas - 2 anos de idade


Uma das habilidades práticas das crianças de 2 anos é pentear os próprios cabelos com ajuda dos pais.


É comum vermos, nos dias atuais, crianças e adolescentes que não sabem fazer coisas práticas para as quais já têm habilidade.

Infelizmente, a ausência dessas habilidades se dá muitas vezes por culpa dos pais. Ou eles fazem tudo no lugar da criança, pagam alguém para fazê-lo ou acreditam que o pequeno não tenha capacidade para executar a tarefa.

Para ajudar pais e professores, publicamos aqui algumas atividades que, respeitando a idade, podem ser ensinadas a crianças e adolescentes ao longo da vida, ou podem ser ditas para que eles, quando tiverem mais entendimento, possam buscar esse conhecimento, tornando-se autodidatas.

Vamos começar no post de hoje publicando as habilidades práticas das crianças de 2 anos de idade. Veja, abaixo, o que ela já pode fazer:



- Tirar a roupa sozinho;

- Guardar o pijama;

- Lavar o rosto e as mãos;

- Pentear o cabelo com ajuda;

- Escovar os dentes com ajuda;

- Guardar os brinquedos com ajuda;

- Arrumar o quarto com ajuda;

- Limpar o próprio lugar à mesa;

- Ser capaz de brincar sozinho e em segurança com brinquedos selecionados por um período de tempo (30 minutos a 1 hora) no próprio quarto, mesmo assim sob supervisão. As crianças precisam saber que podem estar sozinhas e ainda se divertir. Elas não têm que receber atendção especial o tempo todo e nem sempre serem entretidas.


Extraído e adaptado do livro "O que todos os filhos precisam saber", Editora Universidade da Família.


Amanhã voltamos com as habilidades práticas das crianças pré-escolares, que abragem a faixa etária de 3 a 5 anos.
Até lá. Beijocas,
Tia Sara

Nenhum comentário: